terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Restaurante , um sonho ?

Recentemente me deparei na Amazon com um livro com este titulo .  O que mais me chamou a atenção foi a interrogação do final
Sou restauranteur , consultor , professor  especializado na área de gestão em gastronomia . Estou acostumado a aconselhar pessoas , dividir e conviver com minha paixão pela área ,  mas  cada vez mais frequentemente me deparo com ¨causos ¨corriqueiros   vindos da operação , do dia a dia do negócio , das dificuldades que temos para realizar as coisas no padrão que gostaríamos , da imagem  muitas vezes distorcida que  donos de restaurantes tem ,   que achei  que esta interrogação tem mesmo sentido .
Será um sonho ?
A verdade é que não me vejo fazendo outra coisa ou gastando minhas energias de trabalho em outro tipo de  negócio . Sou eclético :  gosto das finanças , dos custos , da cozinha , dos vinhos ,  do atendimento aos clientes , me sinto de fato um membro da industria da hospitalidade (como definiu o Americano Danny Meyers ,  dono do  consagrado  Union Square Café  ) mas a visão que os outros tem , o glamour que as pessoas idealizam estão definitivamente equivocados .
Nossa profissão é dura e exige dedicação constante. Quando os outros se divertem , nós trabalhamos  Por mais perfeicionistas e organizados que sejamos ,  poucos dias se passam sem uma reclamação ou um toque sutil de um cliente bem intencionado sugerindo que alguma coisa poderia ser melhor .
São tantas as variáveis que temos que  gerenciar que muitas vezesacordamos no meio da noite pensando se esquecemos de algo .
Mesmo assim sou um apaixonado !
Por isso resolvi começar estte Blog .
Para dividir com meus colegas de profissão , com clientes e curiosos , com criticos  exigentes  e algumas vezes mau informados , algumas informações de bastidores que  podem servir como um desbafo , um esclarecimento ou uma simples história corriqueira e engraçada que acontecem aos montes no nosso dia a dia de trabalho . 
Me proponho a postar  textos contando "causos" , abordando algum assunto da ordem do dia , Alguma coisa que chamou minha atenção , me encheu de alegria ou me chateou.
Vou aos poucos buscar historias que raramente brotam da minha memória  e espero poder  ajudar aos meus seguidores a  relaxar um pocuo do seu dia a dia estressante .   

Eduardo Scott Camargo

Adminsitrador de empresas , especializado em alimentos e bebidas pela escola de hotelaria de Cornell professor , consultor , sócio do Bistrô Charlô  ,  da Rotisserie Mesa III e da Eduardo Scott gestão e consultoria  .

2 comentários:

  1. Li, seu comentario e gostei muito. A forma como descreve... Bom, você colocar aqui no blog, da forma como colocou, seu dia a dia. Nós clientes somos leigos neste assunto. Mas, eu tenho para mim: Que cozinhar, administrar, gerenciar, e muitas vezes improvisar... é a arte do negócio. E a melhor coisa que existe, mesmo que o negócio seja arduo, de responsabilidade, é ter paixão. Paixão por aquilo que fazemos no nosso dia a dia. Este é o grande segredo, isto torna a coisa mais prazerosa...( trabalho )

    Estarei acompanhando seu blog, sou uma curiosa nesta area...

    Abs

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Edu,

    adorei a idéia, vai ser interessante os simples mortais saberem que atras do glamour, há muita dedicaçao e trabalho, e que na maioria das vezes nao conseguimos atingir as metas propostas por nós mesmos, mas como a gastronomia é definitivamente uma das grandes paixoes do ser humano e nós em especial fomos mordidos por ela, temos que aprender a tirar sempre o melhor, pois mesmo dentro desta dificuldade o prazer, mesmo que as vezes, vale cada suor ( literalmente) nosso, Beijos e boa sorte.

    Cacá Gorga van Deursen

    ResponderExcluir